02/01/2016

Resenha - Efeito Borboleta (2004)

Saudações cogumelos alucinógenos!  Como foi a virada de ano de vocês? Como está sendo 2016 até agora? Bom, sei que uma galera cria metas nessa época. Espero realmente que todos vocês alcancem seus objetivos. Que 2016 seja um ano mágico e repleto de desafios e conquistas. Sonhe, faça, viva! (◠‿◠)

Bem, indo ao assunto do post... Como podem ver pelo título, aqui estou com uma resenha de um dos filmes que sem dúvida alguma, muitos de vocês já devem ter assistido ou ouvido falar. O Efeito Borboleta é um filme estadunidense, lançado em 2004 e dirigido por Eric Bess e J. Mackye Gruber. Possui os gêneros de drama e fantasia e tem a duração de 1h53min. Também não é recomendado para menores de 16 anos.
Sinopse: Evan (Ashton Kutcher) é um jovem que luta para esquecer fatos de sua infância. Para tanto ele decide realizar uma regressão onde volta também fisicamente ao seu corpo de criança, tendo condições de alterar seu próprio passado. Porém ao tentar consertar seus antigos problemas ele termina por criar novos, já que toda mudança que realiza gera consequências em seu futuro.
Esta foi a resenha que mais gostei de fazer até hoje. Espero que também gostem. Me acompanha? ~ ♥

Antes de começar a falar sobre o filme, vejamos mais sobre o Efeito Borboleta em si. Vamos lá. Um meteorologista, matemático e filósofo, chamado Edward Lorenz, construiu um modelo matemático onde observava-se o movimento do ar na atmosfera. Ele notou então que, a mínima variação nos valores iniciais das variáveis de sua conta, levava a resultados muito divergentes. Resumindo: partindo do princípio dessa sensibilidade e de que tudo está, de certa forma, conectado, criou-se a tese do Efeito Borboleta: "o bater de asas de uma simples borboleta poderia influenciar o curso natural das coisas e, assim, talvez provocar um tufão do outro lado do mundo."  
~ Caso tenha mais interesse por essa teoria, recomendo que leia esta matéria do Mundo Estranho.

Quanto ao filme, este trata sobre Evan, um universitário que teve uma infância conturbada que foi acompanhada por uma série de "apagões" que ele sofria. Em determinados momentos, Evan simplesmente "desligava" e fazia coisas que logo depois não era capaz de se lembrar. De início, essas perdas de memória foram relacionadas como distúrbios mentais que o garoto havia herdado de seu pai. Para amenizar essas situações, Evan passa a escrever um diário relatando tudo que lembrava de ter vivido. O tempo passa e ele não tem mais as perdas de memória. Mas acaba por encontrar seus antigos diários guardados, e ao lê-los, descobre que assim como não é só capaz de viajar no tempo, também é capaz de mudar o seu passado. O que é claro, acaba afetando também o seu futuro, como se tudo estivesse interligado. Um verdadeiro efeito borboleta.

O Efeito Borboleta é um daqueles filmes que requer bastante atenção ao assistir. Porque se você perder míseros 2 minutos, isso pode afetar sua compreensão de toda a história. Como já disse, a história é bastante complexa. Fiquei impressionada com o modo de como tudo foi extremamente bem pensado e se encaixa. O enredo é simplesmente surpreendente. Não achei nem um pouco cansativo, pelo contrário. O filme te prende do início ao fim. No meu caso, fui cativada logo nas primeiras cenas.

Além da excelente trama, uma das coisas que mais me cativou foi a exploração dos traços psicológicos das personagens, que ocorre no decorrer do filme. É muito interessante acompanhar cada pequena mudança feita no passado, e como a vida das personagens toma rumos cada vez mais diferentes.

O filme também não deixa de não nos fazer refletir sobre sua principal mensagem: "Cada ação gera uma reação, uma consequência". É incrível como cada coisa, seja na nossa infância ou adolescência, por mais pequena que seja, contribui para que sejamos hoje, exatamente o que somos.

Já ouvi e li bastante coisa sobre como "o Ashton Kutcher é bom apenas na área da comédia". Nesse quesito não posso opinar tanto, uma vez que esse foi o primeiro filme que assisti com o ator (ou pelo menos, se assisti algum outro filme com ele antes, não o reconheci), mas digo que adorei sua atuação.

Mais tarde, em 2006, lançaram Efeito Borboleta 2. E em 2009, o Efeito Borboleta 3: Revelação. Vou ser sincera, mal assisti 40 minutos do segundo filme. Não sei, não me cativou. Me decepcionou bastante, pra falar a verdade. Talvez porque eu já fui assistir com grande expectativa... E depois disso, também nem me interessei por saber mais sobre o terceiro filme. Se alguém aí já tiver assistido algum desses, por favor, fique à vontade para comentar sobre eles.

"Você não escolhe as coisas. Elas que escolhem você."
"Mude alguma coisa... e tudo muda!"
"Você não pode mudar quem as pessoas são sem destruir o que elas eram"



Sim, Efeito Borboleta entrou para minha lista de filmes favoritos. ♥
Nota:  

Deixo aqui a música Stop Crying your Heart Out da banda Oasis ♡, tocada no final do filme. <3



Vejo vocês no próximo post!
Kissus de menta 

15 comentários:

  1. Esse filme mexeu como meu psicológico de um jeito que demorei para me recompor.
    Amei a resenha.
    Beijo

    www.tecontopoeia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, também senti isso quando assisti <3
      Fico feliz que tenha gostado ^^

      Kissus de menta ~ ♥

      Excluir
  2. Li a postagem inteirinha mas tô com preguiça de comentar ~ depois volto

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Eu já assisti Efeito Borboleta mas eu era bem criança e não lembro dos detalhes. Se eu não me engano o Logan Lerman aparece no filme, não é?
    Sua resenha despertou novamente meu interesse pela história, então acho que vou ver tudo de novo. Essas coisas de viagem no tempo sempre me intrigaram.
    Ótima resenha! Beijão!
    { Visite ➸ Time Slip }

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey! Sim, ele é a criancinha ><
      Que bom que gostou da resenha.. Obrigada ;3

      Kissus de menta ~ ♥

      Excluir
  4. Esse filme é excelente, a atuação dele é ótima ♥ Da primeira vez que assisti, eu era muito pequena, então não tinha um entendimento muito amplo, mas depois eu assisti de novo. E com toda certeza é bem filosófico, vale total a pena ver. :) Nem sabia que tinham outros filmes dessa série, o 2 e 3. Mas vou procurar dar uma assistida, se eu curtir o 3º já logo te aviso :P
    xoxo
    mutant-paradise.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi o primeiro filme que assisti dele e curti bastante <3
      Sim, o enredo é excelente! Na minha opinião, a continuação nem se pode comparar ao primeiro filme.. Mas vai lá! Me diga se gostar ><

      Kissus de menta ~ ♥

      Excluir
  5. Olá! Adorei o post, mt bem escrito, gostei das imagens e falas dos personagens tb. Fiquei mesmo com vontade de assistir o filme. Uma vez um professor meu tinha indicado ele em uma aula, mas eu acabei esquecendo de assistir. Agora já anotei ele na minha listinha de filmes, assim que der vou assistir! bjs

    http://inicioemcor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey! Obrigada, fico feliz que tenha gostado ^^
      Quem dera se meus professores me indicassem filmes assim kalja espero que goste do filme assim como eu ><

      Kissus de menta ~ ♥

      Excluir
  6. Adoro esse filme, um dos meus favoritos, é bem Mind Blow HUSAH <3
    Sei que tem vários Efeito Borboletas, mas esse com o Ashton é o melhor mesmo.
    Salvando seu blog nos favoritos, adorei o estilo dele haha

    http://xtoxictearsx.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o enredo é excelente <3
      Mal consegui assistir a metade da continuação.. não se pode nem comparar ao primeiro filme u.u E obrigada! Fico feliz que tenha gostado ;3

      Kissus de menta ~ ♥

      Excluir
  7. ooi <3 sou viciada por teorias assim <3 acho elas super fascinantes <3 já tinha ouvido falar no nome desse filme mas nunca me interessei pra pesquisar sobre pra ver do que se tratava, agora estou muito tentada a vê-lo só para poder ir mais fundo na teoria do caos hahahaha
    como você é má!
    ok parei de drama sjakhsjh
    beijos

    http://umagarotanadaencantada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos duas! Também adoro ler teorias ><
      Espero que assista e que goste tanto quanto eu xD

      Kissus de menta ~ ♥

      Excluir
  8. Sou a dona do Chuva de html, e o Forever Sapo (4ever-sapo.blogspot.pt). Achei tanto o layout omo o conteúdo PERFEITOS, há que tempos não encontrava um blog assim sem ser através dos meus afiliados, e embora eu não tenha assistido este filme, a sua resenha foi crítica o suficiente para me convencer :) Vou seguir agora mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Moça, seu comentário alegrou meu dia!
      Fico muito feliz que tenha gostado tanto do blog quanto a resenha.. Obrigada ;3

      Kissus de menta ~ ♥

      Excluir

✖ Por favor, respeito acima de tudo.
✖ Críticas são bem vindas, desde que apresentem argumentos.
✖ Deixe o link do seu blog para que eu possa retribuir ;3
✖ E obrigada por comentar! Fique à vontade! xD

» Eu tento responder todos os comentários, mas muitas vezes, meu tempo não permite isso. Por isso dou preferência aos comentários mais urgentes, que expressam dúvidas, sugestões e tal.

KAOMOJIS:
(っ・з・)っ ~ ♥ (≧◡≦) (≧∇≦)(ó㉨ò) ┐ (´ー`)┌ 〈( ^.^)ノ ᕦ(ò_óˇ)ᕤ ᕙ(⇀‸↼‶)ᕗ (∩︵∩) (╯︵╰,) (╹◡╹) (◑.◑) (◐.̃◐) (・_・ヾ (´・_・`) 【・_・?】 ( ゚д゚) (。_゜) ⊙.☉ \(〇_o)/ (⊙﹏⊙✿) (◕﹏◕✿) (◕‿◕✿) (◕︿◕✿) (◡‿◡✿) (◠△◠✿) (◕ω◕✿) (◠ω◠✿) (◠︿◠✿) (◠﹏◠✿) (◠‿◠✿) (ノ⊙ヮ⊙) (╯°□°)╯ಠ_ಠ ( ̄。 ̄)~zzz (°ロ°)ヽ (゜∇゜)ノ (ノ◕ヮ◕)ノ (▰˘◡˘▰) (︶▽︶) (。・_・。) (・ェ-) (。◕ ‿ ◕。) ʘ‿ʘ ╮ (─▽─)╭ ᕦ(ò_óˇ)ᕤ (≧ω≦) (^▽^) ( ̄□ ̄) (¬_¬) (╥_╥) (╯3╰) (¬‿¬) (◣_◢) (≧o≦) (⋋▂⋌) (॓_॔) (─‿‿─) (∩︵∩) (⊙_◎) (。♥‿♥。) (~ ̄▽ ̄)~ ★~(◠‿◕✿) (∩˃o˂∩) ~ヾ(^∇^) (づ。◕‿‿◕。)づ (ノ◕ヮ◕)ノ*:・゚✧ (;一_一) (¬_¬) (¬‿¬) (◕ ‿ ◕)/

© Don't copy! Layout Por: Tsuki - Alcoolize - 2015 || Todos os direitos reservados || Tecnologia do Blogger.